TEORIA DE SISTEMA
2. História da Teoria dos Sistemas A necessidade da abordagem dos sistemas só se tornou visível recentemente, quando se percebeu que não era viável tratar as ciências por partes isoladas. Com essa nova abordagem, novas criações se tornaram viáveis em todos os ramos da ciência. Ludwing ficou intrigado com peças que faltavam na biologia. A abordagem atual não tratava do organismo como um sistema, que interagia para criar condições de vida, mas sim tratava com um enfoque mecanicista (Bertalanffy; Negri, [21--?]).
3. Conceito de Sistema A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinada que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. (Chiavenato, 2011)
4. Características dos Sistemas Propósito ou Objetivo; Globalismo ou Totalidade. (Bertalanffy; Negri, [21--?]).
5. Estrutura dos Sistemas Figura 1: Fluxo demonstrativo de um modelo de sistema. Fonte: Gabriela Ponte, 2011.
6. Subsistemas Subsistema técnico ou de produção; Subsistema de apoio; Subsistema de manutenção; Subsistemas adaptativos ; Subsistemas gerenciais. (Cruz, 1998).
7. Relação do sistema com subsistema Figura 2: Fluxograma dos subsistemas organizacionais. Fonte: Morgan, 2010.
8. Sistemas Abertos e Sistemas Fechados Sistemas Abertos (Campos, 2011). Sistemas Fechados
9. Organizações Como Sistemas Abertos “Sistemas abertos não sobrevivem sem trocas de energia com seu ambiente.” “A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização está na sua capacidade de interagir com o ambiente em que está