Teoria de gravita o universal
O presente trabalho tem como tema "Teoria da gravitação universal" esse que se enquadra no âmbito das pesquisas realizadas no Instituto Politécnico Venus pelos estudantes do curso de geologia e mineração.
Como sabemos a gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas. É importante também referir que esta teoria vem sendo estudada desde vários séculos passados por vários cientistas filósofos, físicos, etc.
Uma das primeiras tentativas de explicar como e por que os objetos caem em direção a Terra foi apresentada pelo filósofo grego Aristóteles, a teoria de Aristóteles foi aceite até o fim do século XVII, quando foram surgindo outras teorias para explicar a gravitação universal.
Entretanto a teoria aceite até hoje foi determinado por Isaac Newton, um físico e matemático inglês.
Teoria de gravitação universal
A gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em seu sentido. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade. A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico inglês Sir Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que se assentaram como fundamento da mecânica clássica.
Historial da teoria de gravitação universal
Ainda que os efeitos da gravidade sejam fáceis de notar, a busca de uma explicação para a força gravitacional tem embaraçado o homem durante séculos. O filósofo grego Aristóteles empreendeu