teoria de contingência
A teoria da contingência enfatiza que tudo depende em uma organização. Ela nasceu através de pesquisas para verificar quais os modelos organizacionais mais eficazes para cada tipo de indústria.
SLIDE 2:
A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre condições de ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para alcançarem a eficácia nos objetivos da organização.
SLIDE 3:
Chandler envolveu-se no processo histórico de grandes empresas, como por exemplo, a General Motors, e concluíram que na história industrial, a estrutura organizacional foi gradualmente determinada pela sua estratégia de mercado e as 4 fases iniciais desse processo, foram:
Acumulação de recursos: As empresas tinham como objetivo ampliar as suas instalações
Racionalização de recursos: ocorreu o crescimento vertical das empresas e também a contenção de custos
Racionalização de recursos em expansão: os recursos racionalizados foram utilizados para expandir as empresas, ocorre também à preocupação em fazer um planejamento em longo prazo.
SLIDE 4
Pesquisaram a relação existente em prática administrativa e o ambiente externo das organizações, e as classificou como “mecanísticas” e “orgânicas”.
MECANÍSTICAS: são empresas burocráticas, aonde as principais decisões vem da cúpula a organização e os principais cargos são ocupados por especialistas.
ORGÂNICAS: são empresas flexíveis em relação à tomada de decisões, a cargos ocupados e ênfase nos princípios do bom relacionamento humano.
SLIDE 5:
Esta socióloga inglesa realizou a pesquisa para saber se as teorias administrativas se relacionavam com o êxito dos negócios, em uma amostra de 100 firmas, ela as classificou em 3 grupos de produção.
SLIDE 6:
Eles procuravam identificar o processo e as reações que ocorrem no ambiente como um todo no sentido de classificar a natureza do ambiente que circunda a organização e as consequências da natureza ambiental sobre a natureza da organização e