legal
O Circo Voador da Física
Segue aqui algumas curiosiddes retiradas do livro Circo Voador da Física.
Pergunta? 0.1.
O que causa os raios e por que eles produzem sons e luzes? Como podem ser
vistos a grandes distâncias? Os relâmpagos são largos?
O raio é uma descarga elétrica (centelha) muito grande entre as nuvens e a terra. Embora os detalhes da descarga tenham sido calculados e medidos, ainda não se sabe muito bem por que as nuvens cam carregadas e produz a descarga. A explicação mais comum para as cargas é que colisões entre o granizo e cristais de gelo menores transferem elétrons para o granizo, que desce para a parte inferior de uma nuvem. Como os elétrons têm carga negativa, a base da nuvem ca com uma carga negativa; como a parte superior da nuvem perdeu elétrons, ca com uma carga positiva.
Uma pequena quantidade de cargas positivas também existe em algum
lugar perto da base.
A terra normalmente é rica em elétrons que podem se mover de um lugar para o outro; quando existe uma nuvem carregada nas proximidades, os elétrons são repelidos pela carga negativa da base da nuvem. Ao perder elétrons, a terra abaixo da nuvem ca com uma carga positiva. Essa carga e as cargas da nuvem produzem um grande campo elétrico entre a terra e a nuvem. Se o campo excede um valor crítico, ocorre uma descarga, que começa na base da nuvem, quando alguns elétrons saltam de repente em direção à pequena quantidade de cargas positivas que existe nas proximidades.
Em seguida, um líder escalonado começa a serpentear em direção à terra, ionizando átomos
(removendo os elétrons da última camada) e levando parte das cargas negativas da nuvem para a terra. Esse trajeto, que é fraco demais para ser visto, acontece em saltos de 50 metros (por isso é escalonado), com muitas ramicações. Embora, o relâmpago em geral pareça vertical para um observador na terra, o movimento das cargas é quase horizontal. Somente quando se aproxima da terra é que