Teoria da contingência
Teoria da Contingência
Bruna Karolayne
RECIFE
SETEMBRO - 2011
Bruna Karolayne
TEORIA DA CONTIGENCIA
Trabalho apresentado à professora Ana Paula da disciplina de Teoria Geral da Administração da turma 2º MB do curso de Administração.
Faculdade Joaquim Nabuco
Recife - 06/09/2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ORIGENS DA TEORIA DA CONTINGENCIA
3 AMBIENTE
4 TECNOLOGIA
5 MODELO CONTINGENCIAL DE MOTIVAÇÃO
6 MODELO CONTINGENCIAL DE LIDERANÇA
7 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
8 CONCLUSÃO
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
4 1-INTRODUÇÃO (O QUE É O TRABALHO?)
* Na introdução o aluno deverá explicar o trabalho que vai desenvolver, a sua justificativa ou ponto de partida e os objetivos que pretende atingir.. Pode ser breve, dependendo do tipo de trabalho pedido pelo professor.
DESENVOLVIMENTO
ORIGENS DA TEORIA DA CONTIGÊNCIA A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo quais as empresas funcionavam em diferentes condições.
Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.
Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar