Teoria das restrições
A TOC é baseada em um conjunto de princípios básicos (axiomas), alguns processos simples (Perguntas Estratégicas, Passos para Focalizar, Efeito-Causa-Efeito), ferramentas lógicas (o Processo de Raciocínio) e é aplicável através da dedução lógica a áreas especificas como finanças, logísticas, gerência de projetos, administração de pessoas, estratégia, vendas e marketing.
Qual o problema que já era considerado resolvido pela contabilidade de custo e que a TOC se propôs a melhorar a solução ?
Alguns procedimentos da contabilidade de custos podem conduzir a algumas conclusões equivocadas . Nem sempre os relatórios permitem identificar corretamente o produto que melhor contribui para a situação financeira da empresa.
O Problema que a TOC se propôs a melhorar foi “a forma de ganhar dinheiro no presente e no futuro”, onde a contabilidade defende a redução dos custos e a teoria o aumento dos ganhos, ou seja, ganhar dinheiro.
A teoria das restrições, elaborada com base nas idéias de Goldratt, propões na gestão de operações produtivas a substituição das medidas físicas por uma avaliação de desempenho, caracterizada pelo uso de medidas financeiras. O objetivo principal, das empresas, segundo a teoria das restrições, seria ganhar dinheiro.
No Mundo dos Ganhos a forma de “Ganhar mais dinheiro hoje e no futuro” é o aumento dos ganhos, uma vez que o aumento dos ganhos é, em tese, ilimitado, enquanto a redução dos custos tem no limite o fechamento da organização. O aumento dos Ganhos dos produtos existentes ou dos novos produtos, melhora o resultado da empresa como um todo, esse raciocínio pode ser exemplificado no seguinte dito popular: “Por medo de perder a empresa deixa de ganhar”.
Para ganhar dinheiro, a teoria estabelece dois medidores, Lucro Liquido e Retorno sobre investimento, e uma situação necessária, Fluxo de caixa.
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: