Teoria das restrições
Resumo:
É uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora que foi criado pelo físico Dr. Eliyahu M. Goldratt.
A TOC objetiva maximizar o ganho de dinheiro das empresas, com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes. Parte do princípio que a maioria dos problemas que vivenciamos é causada por poucos ou apenas um fator, que ele chama de restrição, e quando descobrimos qual é a restrição resolvemos o problema.
O nome que a TOC dá ao “elo mais fraco” da corrente, é Restrição!
Dr. Eliyahu M. Goldratt utiliza de princípios científicos, especialmente o conceito de que muitos efeitos são explicados por poucas causas, logo, devemos conhecer e resolver as causas ao invés de gerar desperdício atuando isoladamente em cada uma de seus efeitos.
A solução é termos uma visão mais ampla, com mais foco em causa e efeito, buscando uma imagem sintético de todas as áreas da organização, que poderão ser relacionadas a visão parcial cobrindo suas estratégias, pessoas, operação e execução na organização.
Exemplo prático do TOC:
“O médico analisa sintomas e quadro clínico para emitir um diagnóstico de causa, quer dizer, a Dengue (causa) gera efeitos como febre, dor de cabeça e mal estar generalizado (efeitos). Se tratarmos separadamente os efeitos, o resultado será insatisfatório, mas se solucionarmos a causa, todos os efeitos desaparecerão.”
Na TOC temos cinco etapas em um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria:
Identificação - Identificar holisticamente a principal restrição (causa);
Exploração – Investir no aperfeiçoamento desta causa (-desperdício +valor);
Subordinação – Analisar os outros processos subordinados (relacionados);
Elevação – Se a melhoria não refletiu no resultado, aperfeiçoar o sistema;
Repetição – Melhoria contínua, ao eliminar uma restrição, procurar próxima.
CONCLUSÃO
Todos os sistemas sempre possuirão restrições, na medida em que atuamos para identificá-las e trabalhamos na tentativa de