Teoria das cores
A visão é um dos cinco sentidos que nos permite ter uma percepção do mundo.
A nossa visão é muito mais complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas nos olhos.
O globo ocular
Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção.
A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção.
A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar.
A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
Curiosidade
Uma curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo. Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.
Luz
Da Física, sabemos que a luz tem um comportamento dual, as vezes se comportando como um feixe de partículas e outras como uma onda. Aqui estamos muito mais interessados em seu comportamento como onda, sendo que geralmente a caracterizamos por meio de seu comprimento de onda ou frequência.
A luz é descrita por meio de uma curva de distribuição espectral sobre o espectro visível. Um tipo específico de luz emite diferentes quantidades de energia em cada parte do espectro visível.
Cada comprimento de onda presente no espectro visível é associado a uma cor. Quando temos um espectro que emite energia em apenas um dos comprimentos de onda, o chamamos de espectro puro. Consequentemente, as cores associadas à este tipo de espectro são chamadas de