teoria das capacidades dinamicas
Foi-nos proposto, no âmbito da cadeira de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros, a realização de um trabalho de grupo com o tema: “A Teoria das Capacidades Dinâmicas”.
O objetivo deste trabalho é tentar entender afinal o que é importante nos dias de hoje para a subsistência das empresas neste ambiente de concorrência cada vez mais exigente e de que modo é importante uma boa gestão dos recursos e as capacidades específicas a cada empresa. Vamos também referir a ligação entre a visão baseada nos recursos (VBR) e uma visão dinâmica das capacidades, assim como a importância que estas duas visões juntamente com as competências são fatores definitivos para real vantagem competitiva, relativamente às empresas.
Numa segunda fase, aprofundamos quatro subtemas que analisamos, sendo estes a segurança e a higiene no trabalho, a higiene pessoal, tendo em conta o individuo como trabalhador de uma empresa e a certificação, considerando estes pontos indispensáveis para o sucesso e aproveitamento de todos os recursos e capacidades tanto humanos como no que diz respeito a vantagens competitivas das próprias empresas.
Teoria das Capacidades Dinâmicas
Vivemos hoje em dia numa época marcada pela enorme concorrência a nível de empresas. Como tal, para cada uma delas, sejam estas de qualquer sector ou dimensão, é cada vez mais importante garantir o desenvolvimento das capacidades e dos recursos para se tornarem ou manterem competitivas e em constante crescimento.
Para compreendemos e chegarmos ao tema do nosso trabalho, a Teoria das Capacidades Dinâmicas, é necessário fazer uma pequena contextualização sobre o ponto de partida para o surgimento desta mesma teoria, que advém da necessidade de identificar e analisar a maneira como as empresas utilizam os seus recursos para o desenvolvimento das suas próprias capacidades e transformá-las em vantagens competitivas através da coordenação das suas competências internas e externas para