Teoria da pneumatica
Sensores e atuadores_Atuadores Pneumaticos
Automatismos são os meios, os instrumentos, maquinas , processos de trabalho, ferramentas ou recursos capazes de potencializar, reduzir, ou ate mesmo eliminar a ação humana dentro de um determinado processo produtivo, objetivando com isso, é claro, uma otimização e consequentemente melhoria de produção. Automação significa a dinamica organizada dos automatismo, ou seja, suas associaçoes de uma forma otimizada e direcionada à consecução dos objetivos do progresso humano
1
Prof. Edilson A. da Silva
Curso: Automação e controle Sensores e atuadores_Atuadores Pneumaticos
Fluido- É qualquer substancia capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que o contem.
Pneumatica – Provem da raiz grega “Pneu ma”, Significa fôlego, vento. Logo pneumática é conceituada como sendo a matéria que trata dos movimentos e fenômenos dos gases.
Eletropneumatica- Ramo da pneumática que utiliza a energia elétrica CC ou CA
2
Prof. Edilson A. da Silva
Curso: Automação e controle Sensores e atuadores_Atuadores Pneumaticos
AR COMPRIMIDO 1
DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DO AR COMPRIMIDO
Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial. Antes, porém, já existiam alguns campos de aplicação e aproveitamento da pneumática, como por exemplo, a indústria de mineração, a construção civil e a indústria ferroviária (freio a ar comprimido).
A introdução de forma mais generalizada da pneumática na indústria, começou com a necessidade, cada vez maior, da automatização e racionalização dos processos de trabalho.
Apesar de sua rejeição inicial, quase que sempre proveniente da falta de conhecimento e