Principio da embriologia
Fecundação
* Espermatozóide + óvulo célula-ovo ou zigoto embrião. * Célula-ovo é uma célula 2n (diplóide) proveniente da união de duas células n. * Ocorre quando da penetração do gameta masculino (pró – núcleo) no gameta feminino (pró – núcleo). * O homem produz grande quantidade de espermatozóides (aproximadamente, de 300 a 900.000.000 por ejaculação). A mulher produz um único óvulo a cada 28 dias, aproximadamente. * Assim que o espermatozóide atravessa a membrana pelúcida do óvulo, forma-se uma membrana de fecundação impedindo a entrada de outro espermatozóide.
Multiplicação celular * Ocorre logo após a fertilização. * A célula-ovo sofre sucessivas e maciças divisões celulares, quando se inicia a formação dos tecidos orgânicos. * Com o decorrer da idade, a atividade celular divisória diminui (atividade metabólica) mas nunca cessa, exceto as células nervosas e musculares, que nunca se dividem (células permanentes). * As células musculares lisas continuam seu processo de divisão sem interrupções prolongadas. As células musculares estriadas cardíacas são o “grande problema” enfrentado em transplantes de coração e as células nervosas estão suscitando maiores pesquisas pelo fato de serem encontradas novas informações a respeito de sua provável regeneração, tendo como base para todo este processo as células gliais ou oligodendrócitos.
Diferenciação celular Como podemos ter tecidos tão diversos e com funções tão específicas se variamos de apenas uma única célula, que é derivada de todo o processo da embriogênese?
Morfogênese
Com o processo de diferenciação celular, as células vão especializando-se e organizando tecidos e órgãos similares com suas funções.
Investigação biológica
Espermatozóides são guiados pelo calor
Não são só mísseis antiaéreos que se guiam pelo calor para atingirem o alvo. Uma pesquisa feita por cientistas do Instituto Weizmann, de Rehovot, em Israel, mostrou que os