Teoria da mente
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
Wang & Lu (2009) False belief understanding: Children catch it from classmates of different ages
Docente:
Parte teórica
O que é a Teoria da mente?
Como seria o nosso dia-a-dia se não fôssemos capazes de interpretar desejos e intenções, ou de prever o comportamento dos que nos rodeiam?
Poderíamos relacionar-nos socialmente sem essa capacidade?
Que capacidade é essa que permite ao ser humano compreender a existência dos sentimentos, das emoções e das intenções e, em consequência, predizer as suas próprias ações e as dos outros?
A partir de questões como estas, surgiram na psicologia do desenvolvimento diversos trabalhos que investigam hipóteses sobre esta temática, dando origem a uma nova área de estudo, chamada de teoria da mente.
A teoria da mente é definida, em psicologia, como a capacidade para imputar estados mentais aos outros e a si próprio (Premack, 1976). Neste sentido ela é essencial quer para a auto-reflexão, como para a coordenação da ação social.
O que estuda a Teoria da mente?
O conhecimento da mente, daquilo que é pessoal, subjetivo, não observável em cada um de nós é inerente à nossa própria existência. Vários investigadores, nas últimas décadas dirigiram os seus esforços no sentido de esclarecer como tal conhecimento vem a ser parte de nós e, também, como os seres humanos desenvolvem esse conhecimento.
Consequência desses esforços surgiram inúmeros estudos, empíricos e teóricos, propondo modelos explicativos. É consensual entre os pesquisadores da teoria da mente defini-la como a área que investiga a habilidade das crianças pré-escolares de compreenderem os seus próprios estados mentais e os dos outros, predizendo as suas ações ou comportamentos.
A maioria dos estudos desenvolvidos nessa área tem tentado esclarecer quando se pode considerar que uma criança tem uma teoria da mente. Os primeiros a investigar a