Teoria da literatura
Unidade Descentralizada – Campus Cariri
CURSO: Letras
DISCIPLINA : Teoria da Literatura
PROFESSOR: Roberto Bezerra de Menezes
ACADÊMICO : Cicero Antonio Leite
TEORIA DA LITERÁTURA
Campos Sales-CE, Setembro de 2012.
UM OLHAR SOBRE OUTRO OLHAR
Ao escolher o OLHAR texto de Pedro Salgueiro, permitiu-me estudar melhor sobre o nosso relacionamento com o que vimos, e as consequências de coisas que o nosso olhar nos permite guardar, Mais do que uma mensagem, o conto nos encanta pelo seu enredo. Um Olhar sobre Um olhar, é como vejo este conto, como ele me foi apresentado e de que forma pude observa-lo e ingerir sua ideia e me emotivar com seu enredo, cheio de vingança e espera por algo que nas ultimas linhas, parece ter o conto voltado seu principio.
O conto O OLHAR de Pedro Salgueiro, nos remete a percepção do desejo de realizarmos algo, cujo desejo nos domina por anos, até a sua exata execução. Porém , o conto poderia ser titulado como OS OLHARES, o texto apresentado em primeira pessoa, nos leva ao intimo desejo de vingança daquele que nos foi apresentado sem nome, e se fixa no poder do olhar. Este que por sua vez lhe serviu não apenas para avistar paisagens e cores, como serviu de um objeto de registro de uma cena, que o manteve vivo, e manteve seu olhar sempre a frente, com ânsia de chegar ao seu determinada meta.
Preocuparemos em verificar no conto O OLHAR a forma na qual uma criança teve astucia para planejar uma vingança que levou anos de planejamento até sua determinada execução, me ponho a pensar o que teria passado por aquele olhar e que cenas deixaram ele de ver, estampido com a ânsia da vingança.
Pergunto-me qual dos três olhares citado no conto (o do menino que viu o pai sendo agredido, o do pai sentindo não só a dor da tapa, como da vergonha pela incapacidade de defesa, como citado pelo autor que não se sabe a causa, ou da pessoa que deu a tapa) o motivo que levou a tal cena nos inquieta e nos faz refletir