Teoria da História - Da Glória Do Passado ao Positivismo.
Da Glória Do Passado ao Positivismo
Analisando o livro História, Entre a Filosofia e a Ciência de José Carlos Reis no Capitulo I A Escola Metódica Dita Positivista iniciemos nossa analise sobre esse discurso histórico – Político e Filosófico – que é o positivismo.
Guardar o passado frente às mudanças tal como ele foi, romper com as Filosofias da História e conservar o passado do Estado - Elite -, esse foi o projeto de um grupo “conservador”, um grupo Positivista.
A unificação da Alemanha - Pós-Guerra Franco-Prussiana onde a França foi derrotada - e também a Revolução Francesa foram o grande marco para a disseminação do Positivismo na França - podemos dizer que também no mundo– vangloriando-se da vitória francesa cuja arma é a História. A história francesa expandiu-se no mundo, sabe-se o que é, mas não como se formou e quem são seus principais idealizadores.
A historia positivista não existe, pois, o projeto filosófico positivista era fazer uma organização científica do saber no sec. XIX, era hierarquizar o conhecimento humano e para os positivistas, a história do sec. XIX era especulativa e filosófica e isso segundo eles não tem valor porque a historia deveria ser metódica; Para criar os métodos, os positivistas tem como “base” a busca pela verdade através do teste, do experimento e escolhem como verdade absoluta apenas o documento oficial por ser legitimado como verdadeiro pelo Estado.
Segundo eles não se deve interferir no objeto, ou seja, no passado e que se testado, provado e legitimado como verdadeiro o documento falaria por si só; o Estado é a representação da verdade, da universalidade do saber e por este fato os positivistas estão com a visão filosófica e especulativa dos iluministas, eles aderem ao iluminismo utilizando-se das ideias de progresso e evolução, mas se tornam “conservadores" por quererem conservar o