GRATIS, A ARMA DO CONSUMISMO
Leandro Aparecido JOAZEIRO
Kauê BORGES
Tomaz SALVADOR
Alex FERREIRA
Resumo Armadilhas do consumo são todas que fazem com que o comprador deixe de ver claramente a perda em si, utilizando de palavras como o grátis o marketing atrai o indivíduo, e devido a inveja por melhor status, a rapidez do dia-a-dia etc., tal acaba por cair nas armadilhas sem ponderar seu verdadeiro valor – a necessidade – de qual real beneficio essa compra irá trazer. Então devido a este chamariz e a falta de calma na hora de comprar o consumidor endivida-se por uma simples decisão equivocada.
Palavras Chaves:
Grátis, chamariz, armadilha, marketing, status e endividamento.
Objetivo Este tem a finalidade de demonstrar algumas das jogadas do marketing, visando apenas às vantagens de quem vende, não de quem consome.
Introdução São alarmantes como os veículos de comunicação têm noticiado em menor espaço de tempo que o endividamento pessoal cresce acelerado no Brasil. Em grande parte da população brasileira, observa-se que não há interesse em investimento, e sim no consumo. Arma que os departamentos de marketings usam com freqüência (TOLOTTI, 2007). Este trabalho tem a finalidade de demonstrar o comportamento do consumidor diante da palavra grátis, e suas conseqüências. É um desconto ou um ganho?
Desenvolvimento Viver sem dívidas é o grande sonho de todo brasileiro, mas a maioria das pessoas não consegue se livrar delas, acha que as dívidas a perseguem. Estas perseguições na verdade são o resultado de suas próprias decisões, tornando-as vítimas do seu próprio consumismo (TOLOTTI, 2007). O consumismo está sempre ligado ao estado emocional – inveja angústia, ansiedades, tristeza e também alegria – e esta é uma situação que não está ligada apenas às pessoas de baixa renda ou com pouco conhecimento financeiro. Também afeta pessoas das classes média e alta, classificadas como detentoras das melhores informações financeiras e