Introdução ao estudo da História, Sílvia Petersen e Bárbara Lovato - Teoria e Metodologia da História I
945 palavras
4 páginas
Texto 5: Introdução ao estudo da HistóriaAutoras: Sílvia Petersen e Bárbara Lovato
Professor(a): Glória
Matéria: Teoria e Metodologia da História I
Fichamento Karine Simões da Costa
Uma breve Introdução ao livro condiciona o “Fato Bruto” ao historiador, porém este também é submetido às condições do Fato.
“A madeira impõe suas propriedades e sua lógica ao marceneiro, tal como este impõe sua habilidade e sua concepção ideal de mesas à madeira”. [Pg. 19]
Uma análise no tempo é proposta, a fim de entender as características e conhecimento da história, além dos questionamentos aos historiadores.
“Para que se possa entender o que queremos tratar quando nos referimos à [...] é necessário voltar um pouco no tempo e analisar certos momentos de sua trajetória rica”. [Pg. 20]
“São as linhas gerais desse percurso que procuraremos caracterizar”. [Pg. 20]
O século XIX é tomado como marco, pois é a partir desta época que a História, saindo do campo do mito, é tida como ciência. As autoras seguem fazendo uma apresentação das tendências e questões que tem marcado a reflexão sobre o conhecimento histórico a partir do século XIX.
Henrique Moradiellos defende que, a Identidade Social e sua autopreservação, são condicionadas a História e sua apropriação.
“A experiência histórica de uma sociedade é [...] sua única advertência tangível (concreta) para saber ao que se ater e poder conceber planos e projetos”.
“Apropriar-se do passado é [...] um mecanismo de autopreservação social”.
A necessidade da História na a Identidade Social é satisfeita por meio de variadas formas de conhecimento, objetivando a legitimação de ações presentes. Os mitos de criação, a historiografia propagandística utilizada como instrumento de legitimação do poder, são exemplos utilizados na formação dos estados nacionais.
Teoria e Metodologia, fundamental a qualquer ciência, só se instala na História no século XVIII com o Iluminismo. Assim “o relato que pretende dar conta do