Teoria da evoluçao
A evolução é um assunto que atinge várias áreas da ciência, dando chance ao indivíduo que a utiliza, ter um senso crítico acerca da diversidade da vida e de desafios impostos pela sociedade, emancipando-se adaptável. O ensino de qualidade da evolução biológica é indispensável para tornar o legado de Darwin útil para as reflexões humanas sobre a nossa origem.
Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural. Sobre os indivíduos mantém o melhor grau de adaptação destes ao meio.
Nas escolas brasileiras o ensino da evolução biológica enfrenta barreiras como falta de material didático, bem como o preparo das concepções sobre o assunto dos educadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), segundo os autores, tem vários problemas no ensino da ciência que chegam das séries básicas, a qual se intensifica humildemente no ensino médio.
Os autores discutem propostas visando melhorar o ensino da evolução biológica, trazendo as notadas reflexões de governos e instituições nacionais e internacionais descrevendo soluções como a formação contínua e atualizada dos professores, revisão e reforço dos currículos de ciências e biologia, e a última, o contínuo aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro Didático. Discorrendo sobre o tempo abordado em aula do assunto e o cronograma das disciplinas ligadas a evolução biológica, chegando à máxima na definição da estratégia que o MEC aponta sobre o ensino da evolução: “Contrapor e avaliar diferentes explicações favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa, de não aceitação a priori de ideias e informações. Possibilita a percepção dos limites de cada modelo explicativo, inclusive dos modelos científicos, colaborando para a construção da autonomia de pensamento e ação”.
Nos demais capítulos, os autores sugestionam como deveria se estruturar o ensino desde as séries básicas até as médias, demonstrando as deficiências no ensino nas áreas de genética, evolução