Teoria da Contingência
Poderíamos dizer que uma corrente considera o ambiente total vital para a organização, e uma outra corrente que considera o ambiente de forma parcial. De qualquer maneira é o ambiente que conduz a vida da organização. Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais. A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: A.A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
B.As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
C.As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.
AMBIENTE
Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida.
Os estruturalistas iniciaram a análise das organizações dentro de uma abordagem múltipla envolvendo a interação entre organização e ambiente.