Teoria Da Contabilidade2
O estudo é de extrema importância, já que o documento, com quase 5 mil páginas, oferece uma visão inicial muito boa, abordando as principais mudanças que irão ocorrer na contabilidade durante os próximos meses e anos. E o mais importante é que oferece exemplos de como empresas européias produziram seus balanços.
2) Qual o principal impacto contábil com a implementação do IAS 39?
O principal impacto contábil com a implementação do IAS 39 está relacionado ao conceito de registro pelo valor justo, que reconhecerá a volatilidade no balanço. Essa volatilidade existe porque, em algumas das classificações determinadas pela norma internacional, as instituições deverão registrar contabilmente o valor justo, ou seja, o valor de liquidação de uma transação na data do balanço. Tal valor justo estará sujeito, entre outras, a oscilações nas taxas de juros e de risco de crédito de contrapartes que os players de mercado já consideram nas suas precificações, mas que eram transparentes nos registros contábeis.
3) O que é valor justo e quais são as principais formas possíveis de atribuir o valor justo para um instrumento financeiro?
Valor justo é definido como o montante pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado em uma transação em condições normais de mercado. Considera-se o valor que um instrumento financeiro é transacionado em um mercado ativo a melhor forma de obter um valor justo. Porém, nem sempre há um mercado ativo diário com o preço referenciado de um instrumento financeiro e, portanto, também é admitido utilizar o preço mais recente cotado no mercado, assim como o preço de um instrumento com características semelhantes que tenha negociação em um mercado ativo
4) Quais são as formas que a instituição tem para se proteger da volatilidade provocada pelo registro do valor justo?
Segundo o IAS 39, todos os