A PESTE NEGRA FOI UMA EPIDEMIA QUE ATINGIL A EUROPA

286 palavras 2 páginas
A peste negra foi uma epidemia que atingiu a Europa, a china o oriente médio e outras regiões do mundo durante o século XIV(1347-1350), o transmissor da peste negra foi o rato, devido o falta de saneamento básico e higiene precário, ela matou um terço da população Europa e proporção semelhante nas outras regiões.
A peste não só dizimou a população como destruiu o desenvolvimento cientifico naquele período que era bastante intenso e a peste colocou um fim repentino causando decréscimo populacional as áreas urbanas geralmente o motor das inovações intelectuais, foram especialmente afetados.
A peste foi um fator que colocaram xeque todo o modelo de sociedade que havia nos séculos anteriores. Como a população diminuiu junto com ela a mão de obra ficou escassa a pouco que tinha cobravam um preço alto para trabalhar nos campos, e os proprietários de terras tinham que adquirir novos modos de vida eles tinham que aprender o trabalho braçal junto com sua família para sobreviver.
Naquela época quem tinha poder de força armada eles obrigavam quem não tinha ceder a terra e produtos do campo tudo na base da força. Com a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações, fazendo os camponeses trabalharem e pagarem impostos pelos que haviam morrido. Como a exploração sobre os servos já era exagerada, em muitos feudos, principalmente na França e Inglaterra, ocorreram revoltas camponesas. Estes chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguiram sobreviver não ficaram próximos aos movimentos de revolta. Organizaram exércitos fortes e combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis.

Relacionados

  • Especialista
    234425 palavras | 938 páginas