Teoria da contabilidade
ETAPA 1
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
As primeiras manifestações do homem em relação á Contabilidade veio com a necessidade social de proteção ao patrimônio. Neste momento o homem começa a organizar suas posses , caça, colheita, rebanho , junto com essa preocupação o homem também pensa nas posses que deixará para os seus.
Mesmo antes de saber escrever e ler o homem já usava suas habilidades artísticas para ajuda-lo a organizar-se em relação aos seus pertences. Ele se utilizava de inscrições e desenhos nas paredes das grutas, os desenhos representavam os animais e os traços a quantidade que possuía. Isso aconteceu na Era da Pedra Polida.
Com o passar do tempo, o homem foi se aprimorando e fazendo registros com melhor qualidade. Vamos verificar que entre os sumérios-babilonos foram encontrados registros feitos em pedaços de argila, denunciando uma técnica mais apurada.
No Egito, pudemos verificar a utilização do papiro, o que deu origem aos livros de contabilidade.
Podemos observar na própria Bíblia , descrições contábeis em suas histórias: Foram encontrados em escavações importantes documentos contábeis da época de Abraão , isso a 5.000 anos antes de Cristo. No livro de Jó também vemos uma contabilidade detalhada dos bens que ele possuía e a restituição e dobro após o período de seu sofrimento. E temos outras histórias que comprovam o controle de bens: José do Egito, bens de Salomão, Parábolas de Jesus.
A palavra Contabilidade surgiu na Itália no período Medieval em 1202.Esse período foi marcado por um estudo profundo estudo na área o que culminou com a evolução dos conhecimentos comerciais e financeiros.
Esse período foi conhecido como a Era Técnica, pois houve grandes invenções. Houve também o desenvolvimento do comercio exterior e a necessidade do aperfeiçoamento das técnicas contábeis. Podemos então observar que o desenvolvimento da Contabilidade esta totalmente ligado ao Advento do Capitalismo nos séculos XII e