Teoria da contabilidade
A contabilidade já no inicio da civilização era avaliar a riqueza do homem, avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. A contabilidade existe desde o início da civilização.
As informações contábeis são ferramentas indispensáveis pra controle e tomada de decisões a serem executadas por seus usuários, sendo em nível de conhecimentos e de controle auxiliando assim em uma administração sólida e fundamentada.
“Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil, Introdução dos Relatórios Contábil”.
Resumo
A contabilidade segundo a definição do Congresso Brasileiro de contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de controle de registros relativos a atos e fatos da administração e da economia.
Seu objetivo é através das informações econômica, financeira e física de uma entidade por meio de documentos válidos e legítimos gerar dados que permitem a todos de interesse como, investidores, empregados, credores, fornecedores, clientes, governo e ao público informações contábeis de uma entidade seja ela física ou jurídica.
As demonstrações contábeis devem obrigatoriamente devem conter compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade com informações verdadeiras e adequadas.
Os relatórios contábeis relatam os principais fatos contábeis registrados em um determinado período e se distinguem em obrigatórios e não obrigatórios. Obrigatórios são os exigidos por lei, para sociedade anônima e societária como o Imposto de Renda. Os não obrigatórios logo não exigidos por lei os elaborados pelas empresas, para uso administrativo.
Contendo e estabelecido através do patrimônio de uma entidade que se constitui por bens direitos e obrigações. Bens objetos corpóreos e incorpóreos que uma entidade. Direitos tudo que uma empresa tem a receber de terceiros. Obrigações representam os valores que a empresa tem a pagar ou a receber.