Constantes de tempo em circuitos rc
Com dados obtidos em experimentos realizados no laboratório de física da faculdade area1, em um que foi montado um circuito elétrico composto por uma fonte de tensão, um resistor de carvão e um capacitor eletrolítico, com objetivo de mapear pontos de tensão no capacitor medidos com auxilio de um voltímetro e cronometro digital em paralelo a este, obtendo assim a tabela de tensão x tempo e posteriormente o gráfico I que descreve a curva de carga experimental do capacitor. O experimento evidenciou os conceitos teóricos relacionados às constantes de tempo de carga de um capacitor montado em circuitos RC (Resistor Capacitor).
Palavras-chave: Circuito, RC, Experimento.
I. INTRODUÇÃO
Um resistor pode ser definido como um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, oferecendo resistência à passagem de elétrons.
Quando ligamos um circuito com apenas uma resistência R, a tensão se eleva instantaneamente ao seu valor máximo. Mas quando inserimos um capacitor neste circuito, a tensão no capacitor demora certo tempo para assumir seu valor máximo.
Neste artigo, tivemos o objetivo de Medir a constante de tempo em um circuito capacitivo, além de medir a resistência interna de um voltímetro e da capacitância de um circuito através da constante de tempo.
II. EXPERIMENTO
O Circuito na fig.1 demonstra o experimento realizado, em que uma fonte de tensão, uma chave, um resistor e um capacitor são ligados em série. Nos experimentos verificamos que após a chave ativar o circuito, a corrente flui da fonte até o capacitor, passando pelo resistor que funciona como um filtro retardando o carregamento do capacitor. Em paralelo ao capacitor foi conectado um voltímetro para medir a tensão no capacitor ao longo do experimento.
Durante a carga do capacitor realizamos dez medições de tempo com auxílio de um cronometro, em simultâneo a medições