Teoria da contabilidade
A contabilidade tem como objetivo estabelecer e fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e também física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade.
Na contabilidade a informação estruturada não fornece dados e informações de forma dispersa, e sim, seguindo solicitações imediatas dos interessados, fazendo de maneira estruturada dentro de um planejamento contábil, onde um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.
As operações da entidade que está aplicando a contabilidade são estruturadas minuciosamente, sendo assim desenhado o Plano e Manual de Contas, para a contabilização sistêmica das operações rotineiras da entidade, sendo delineados os principais tipos de relatórios (demonstrações) que devem sair do processo contábil.
• Quais seus principais usuários e suas necessidades?
Investidores: preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz, necessitando de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.
Empregados: interessam em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores, pelas informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, os benefícios de aposentadoria e as oportunidades de emprego.
Credores por empréstimos: interessam em informações que permitam determinar a capacidade de a entidade pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
Fornecedores e outros credores comerciais: interessam por informações que permite avaliar se as importâncias que lhe são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.
Clientes: interessam em informações sobre a continuidade operacional da entidade.
Governo e suas agências: Interessam pela destinação de recursos e nas atividades das entidades. Necessitam de informações