Teoria da contabilidade
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comércio não era exclusivo destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Antes que caísse a primeira neve, o pastor de ovelhas recolhia seu rebanho num aprisco para protege-las do frio que era de matar. Não restava mais nada o que fazer durante esse período de frio, então um dia o mesmo começa a se fazer perguntas do tipo: Quanto será que meu rebanho cresceu? – Será que meu rebanho cresceu mais do que o do vizinho? E assim foi ...
Alguns artigos falam que a Contabilidade nasceu tem 4.000 a.c, outros dizem que tem 6.000 a.c, na cidade de Babilônia é difícil saber.
OS PRIMEIROS SINAIS DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava – lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Foi pensando no “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, consumo e produção.
É importante frisar que naquela época não havia crédito, ou seja, as compras, vendas, trocas eram todas à vista. Com o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou o registro de informações.
- Contabilidade do Mundo Antigo: período que se