teoria da contabilidade
Custo Histórico, Variação do custo histórico, são resultantes da adoção da atualização monetária. Prudência (conservadorismo), consideram-se incorridas as despesas.
As receitas consideram-se realizadas:
Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e o princípio da Prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.
A resolução CFC Nº. 1282/10 determina que o Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários as estimativas em certas condições de incerteza.
Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:
Custo Corrente
Valor realizável
Valor presente
Atualização monetária
A moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional; a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data. quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiros; pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo; pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente