Colonialismo Intelectual: Um verbete
1. Uma abordagem holística do termo
Quando falamos em colonialismo, na atualidade, podemos nos referir a inúmeros conceitos que o termo abarca.
Em uma abordagem 1denotativa podemos entender como: 1.Sistema de colonizar. 2.Regime ou dominação colonial. 3.Interesse pelas coisas coloniais. 4.Polít Sistema político econômico e social pelo qual uma potência mantém ou estende seu controle sobre territórios ou povos estranhos. 5.Polít Tendência ou prática de adquirir ou reter colônias. 6. Época colonial. 7 As tendências dessa época.
Em uma visão marxista- ideológica, pode ser visto como uma forma de se alterar sutilmente a cultura de um grupo de indivíduos (território, região, país) por meio da manipulação dos meios de comunicação (cinema, televisão, etc.). Desta forma, divulgam que o território colonizado sofre de um subdesenvolvimento grave e que necessita de um esforço econômico e social importante por parte dos colonizadores.
O colonialismo visto sob a óptica imperialista pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial.
Por último, dentro de uma perspectiva do colonialismo intelectual o que podemos destacar é um monopólio por parte dos países colonizadores os quais detêm a produção do saber e do conhecimento. Eles criam obstáculos em relação à capacidade de criação dos países colonizados e, assim, reforçam ainda mais a dependência da relação metrópole-colônia.
2. As visões anticolonialista e descolonialistas
Para Frantz Fanon (anticolonialista), a ação cultural não resolve o problema colonial já que é na própria cultura que está enraizada esta colonização. Procura ver na cultura uma ação política a qual deve reivindicar uma nação própria. O