Teoria da Contabilidade
O primeiro codificador da contabilidade foi Luca Bartolomeo de Pacioli, frei franciscano e matemático, intitulado “pai da contabilidade moderna”. Nascido em 1445 foi educado por DominicoBragadino ,começou sua carreira na Universidade de Perugia, Florença, tornou-se matemático renomado e publicou obras sobre aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade.
Sua obra “Summa de arithmetica, geometria, proportionietproportionalitá, foi publicada em 1494, tratava basicamente de matemática, porém, mencionava o sistema de escrituração de partidas dobradas, denominada “Particularis de Computis et Scripturis”. Sendo a primeira obra relatando partidas dobradas com base em lançamentos contábeis. Indicado por Iudícibus e Marion (2002) como a primeira literatura importante na Contabilidade, citando ainda como o início do pensamento científico contábil.
Partidas dobradas é o método onde o registro de qualquer operação gera um lançamento em uma conta débito e um lançamento em uma conta crédito correspondente e equivalente. É o equilíbrio das contas contábeis.
Para que tudo fique mias claro no encerramento, é necessário que faço esta comparação, a saber, somar numa folha de papel todos os débitos de Razão+ e colocá-los do lado esquerdo, e somar todos os créditos e coloca-los do lado direito, e depois das somas será o total dos débitos, e a outra, será o total dos créditos. Agora, se as duas somas forem iguais, ou seja, um for igual a outra, ou seja, as somas dos débitos e dos créditos, sua conclusão será a de que seu Razão terá sido mantindo(...) (Pacioli – 1494).
A obra de Pacioli proporcionou que a igreja e o estado aplicassem conceitos contábeis, o que influenciou no desenvolvimento do capitalismo. Com a Revolução Industrial surgiram especialistas em contabilidade, que cresceu devido a Lei que exigia balanços aprovados por auditores. A Revolução Industrial e o crescimento das empresas trouxe evolução na contabilidade devido a necessidade de