Teoria da Contabilidade
Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 A.C.. Entretanto, antes disto, é possível localizar os primeiros exemplos de contabilização no terceiro milênio A.C.. É provável que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizados por volta do 4° Milênio A.C..
2) Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, e também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.
3) Apresente algumas razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades Italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil.
4) Quais os motivos da queda recente da escola Europeia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?
Falta de pesquisa indutiva; preocupação demasiada com a demonstração de que a contabilidade é ciência; excessiva ênfase na teoria das contas; falta de aplicação de muitas das teorias expostas e a queda de nível de algumas das principais faculdades, estes foram os fatores da queda da Escola Europeia. Porém, o soldo deixado pela Escola Europeia é altamente positivo, teve o mérito incondicionalmente de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais que mero registro; é um instrumento