Teoria da Contabilidade
O OBJETI VO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade é um sistema de informação (conjunto organizado de dados, técnicas de acúmulo, ajustes e emissões de relatórios) e avaliação que visa fazer análises e demonstrações econômicas, financeiras, físicas e de produtividade aos seus usuários. A Contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. As informações de natureza econômica (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio) e financeira (fluxo de caixa, capital de giro, etc.) constituem o Núcleo Central da Contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e assim, possam inferir sobre as tendências futuras desta entidade. Para isso, é necessário observar-se dois pontos:
1. As empresas precisam evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação adequada da sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.
2. A Contabilidade é muito próxima dos aspectos jurídicos, aspectos que muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.
A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode resultar de deficiências na estrutura do modelo informativo e limitações do próprio usuário (pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação da situação e evolução de uma entidade), por exemplo.
Todavia, as demonstrações contábeis constituirão elementos necessários, mas não suficientes. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. A Contabilidade deve seguir a essência da forma e estar íntima com os relacionamentos jurídicos. A Equação Patrimonial Básica é:
CONTROLE FINANCEIRO
Controlar as finanças é saber como, quando, onde e quanto dinheiro foi ganho e