Teoria da contabilidade
30/07/2012
A Informação contábil e o Sistema de informações
As demonstrações contábeis foram concebidas para refletir as transações e os eventos sofridos pela empresa capazes de alterar sua estrutura patrimonial dentro dos limites mínimos para que os dados ali registrados demonstrem a situação da empresa em determinada data.
O CPC, no documento denominado pronunciamento conceitual básico estabelece que “as demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.”
As demonstrações contábeis “objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
Embora o CPC entenda que as demonstrações contábeis, preparadas com base na estrutura conceitual previamente estabelecida, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que praticamente todos utilizem essas demonstrações na tomada de decisões econômicas, haverá conflito em determinados aspectos dependendo da análise feita por cada usuário.
O papel da contabilidade é prover informações úteis aos seus usuários, o que pode não ocorrer de forma plena se a opção for pelo fornecimento somente de informações padronizadas. A partir de um banco de dados, por exemplo, é possível gerar diferentes relatórios contábeis de modo a buscar atender as particularidades de cada usuário.
No entanto, para que a contabilidade Produza informações úteis aos seus usuários, precisa antes conhecer esses usuários. Cada grupo principal de usuários pode ter interesses diferentes e, portanto, necessidades distintas. Se for adotada a idéia de produzir uma série de relatórios de finalidade específica, será preciso selecionar a informação relevante para os vários modelos de predição e tomada de decisão dos usuários. Porém, isso não