Teoria da contabilidade
Segundo pesquisa realizada pelo grupo Interdisciplinar, demonstraremos no decorrer deste trabalho, a influência que a Contabilidade teve para o crescimento e desenvolvimento no mundo ao longo dos tempos.
4
JUSTIFICATIVA
Mostrar a importância da contabilidade como ferramenta de interesse público e privado para auxiliar o crescimento econômico, desde o início da sua história até a globalização, transformando a profissão de contador de “guarda-livros” à contador global.
5
OBJETIVO
Apresentar os antecedentes sociais, culturais, e tecnológicos que foram necessários para a evolução da contabilidade, bem como descrever as contribuições das civilizações orientais para com a evolução contábil; relacionar os avanços da contabilidade aos progressos da sociedade; reconhecer a origem antiga, nobre e multicultural da contabilidade; sua importância para nossa sociedade; e, por fim identificar as principais diferenças e semelhanças entre o sistema contábil existente no início do século XX e o encontrado atualmente levando em conta suas perspectivas.
6
CONTABILIDADE: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS.
REFERENCIAL TEÓRICO
1 . EVOLUÇÃO
1.1INFLUÊNCIA HISTÓRICA
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas, da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separar atividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater,patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado