Teoria da Contabilidade
1. Valor recuperável:
2. Valor em uso:
3. Valor líquido de venda:
4. Valor justo:
5. Valor realizável líquido
6. Despesas de venda ou de baixa:
7. Perda por desvalorização;
8. Valor contábil:
9. Depreciação, amortização e exaustão:
10. Valor residual:
RESPOSTAS:
1 - Este Pronunciamento define valor recuperável como o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor em uso. Estabelecem as exigências para mensuração do valor recuperável. Essas exigências usam o termo ”um ativo”, porém, se aplicam igualmente a cada item de um ativo ou a uma unidade geradora de caixa.
2 - Os seguintes elementos devem ser refletidos no cálculo do valor em uso do ativo: estimativa dos fluxos de caixa futuros que a entidade espera obter com esse ativo; expectativas sobre possíveis variações no montante ou período desses fluxos de caixa futuros; o valor do dinheiro no tempo, representado pela atual taxa de juros livre derisco; o preço decorrente da incerteza inerente ao ativo; e outros fatores, tais como falta de liquidez, que participantes do mercado iriam considerar ao determinar os fluxos de caixa futuros que a entidade espera obter com o ativo.
3 - A melhor evidência de um valor líquido de venda é um preço de um contrato de venda firme em uma transação em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, ajustado por despesas adicionais que seriam diretamente atribuíveis à venda do ativo.
4 - È o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa
5 - É definido como o preço de venda estimado no decurso ordinário da actividade empresarial menos os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efectuar a venda. O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do inventário no decurso