Programa de Conservação Auditiva (PCA)
Nosso canal auditivo
O órgão da audição é dividido em três partes fundamentais: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auditivo, uma espécie de concha acústica que capta as ondas sonoras e as envia para o conduto auditivo a fim de que atinjam e façam vibrar a membrana do tímpano. Essas vibrações são transmitidas para três ossinhos – martelo, bigorna e estribo – que se articulam perfeitamente bem e são a porta de entrada do ouvido médio. Dali, através da janela oval, elas alcançam o ouvido interno formado pela cóclea, uma estrutura parecida com um caracol, e revestida por células ciliadas muito sensíveis.
Onde o ruído está?
O ruído está presente em quases todas as atividades nas quais estamos presentes. Na nossa empresa, em diversos galpões há ruído.
Quais são os efeitos do ruído?
Nós sabemos que o ruído causa males além da perca da audição, mas você sabe quais são eles? Conheça-os abaixo:
PAIR, você conhece?
A perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional mais comum na Europa, representando cerca de um terço da totalidade das doenças relacionadas com o trabalho, à frente dos problemas de pele e dos problemas respiratórios.
A perda de audição induzida pelo ruído é causada, normalmente, pela exposição prolongada a níveis de ruído elevados. O seu primeiro sintoma costuma ser a incapacidade de ouvir sons agudos. Se o problema de excesso de ruído não for solucionado, a audição continuará a deteriorar-se, com perda de capacidade para ouvir sons graves. Geralmente o problema afeta os dois ouvidos. Os danos da perda de audição induzida pelo ruído são permanentes.
Contudo, a perda de audição pode ocorrer sem exposição prolongada. A exposição breve a ruídos