Teoria da contabilidade
Origem da contabilidade.
Uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano, a contabilidade, sempre foi utilizada como instrumento de aplicação prática.
A história da contabilidade será evidenciada a evolução da ciência contábil no tempo, dede os primeiros relatos sobre os registros rudimentares até aos padrões atuais, resgatando informações sobre os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos no contábil atual no Brasil e no mundo. No principio da contabilidade, os gestores das empresas ou aziendas passaram a elaborar formas ultrapassadas de escrituração que atendessem ás suas necessidades até chegarem aos atuais avanços tecnológicos utilizados na contabilidade atual, quando são utilizados os computadores eletrônicos. A importância da mesma se verifica até no dia a dia dos cidadãos. Todo trabalhador ou aposentado, Por isso, é impossível que as médias, pequenas e microempresas e demais autarquias consigam sobreviver sem contabilidade, conforme permite a legislação em vigor.
O presente artigo aborda os principais tópicos relacionados a historia da contabilidade, apontando desde seu principio até sua atualidade.
A origem da contabilidade:
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores,