Teoria da contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
WALLAS MARTINS FERREIRA WALTEMIR DA SILVA CEBALHO PEREIRA
ARAPUTANGA, MT 2011
WALLAS MARTINS FERREIRA WALTEMIR DA SILVA CEBALHO PEREIRA
INÍCIO DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito parcial á obtenção de menção na disciplina Teoria da Contalidade sob a orientação do professor Thiago Silva Guimarães, 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP).
ARAPUTANGA, MT 2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4 A CONTABILIDADE DA ÉPOCA COLONIAL AO BRASIL IMPÉRIO 5 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar uma breve história da contabilidade que ocorreu no Brasil.
A Contabilidade no Brasil iniciada na época colonial, vem ao decorrer dos anos evoluindo tanto socialmente quanto em controles contábeis e com isso teve-se a necessidade de criar o ensino comercial na área contábil, para auxiliar no contole das primeiras alfândegas que surgiram em 1530.
No ano 1679 é criada a Casa dos Contos, órgão incumbido de processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado, ganhando autonomia somente no reinado de João I. O processo de escrituração contábil nos órgãos públicos tornou-se obrigatório em Portugal através do Alvará de 24 de dezembro de 1768. No Brasil, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808. Essa escrituração das contas só poderia ser feita por profissionais que estudassem comércio na área contábil.
Com essa abordagem da história da contabilidade podemos observar o quanto a contabilidade é importante para o desenvolvimento da sociedade.
A CONTABILIDADE DA ÉPOCA COLONIAL AO BRASIL IMPÉRIO
A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial,