TEORIA DA BUROCRACIA
Burocracia é uma estrutura organizativa composta por regras e procedimentos determinados.
A teoria burocrática tem como objetivo controlar as ações das pessoas para que não se tenha surpresas, tem como características a divisão, hierarquia, comunicação formal, rotinas, normas, especialização, é impessoal e os resultados são previsíveis.
Na falta de burocracia pode causar desordem e o excesso dela causa rigidez, por isso se deve ter em uma dose certa pois ajuda a manter ordem!
Ter burocracia ajuda a evitar fraldes pois deixa o trabalho cada vez mais dividido por departamentos e cada departamento tem que prestar contas.
TEORIA ESTRUTURALISTA
Esta Teoria tem como objetivo melhorar a estrutura da empresa conforme o ambiente e pessoas,
Saí de um sistema fechado e começa a se comunicar com externo ou melhor com outras organizações segundo os seus objetivos a serem alcançados, também busca ter um bom relacionamento interno.
Uma das características é que se usa a sinergia ou seja a soma das partes causa um resultado maior que o esperado.
TEORIA CIENTÍFICA
Se preocupa com formas para melhorar os resultados podem ser dividida em três partes que focam nas tarefas, produção e estrutura. Cada uma delas tem um representante.
Tarefa- maior representante é o Taylor.
Produção- maior representante é o Ford
Estrutura- maior representante é o Fayol
Em nosso trabalho vamos relacionar a teoria de Taylor pois iremos relatar a especialização e divisão de tarefas.
ORNOGRAMA
Colocamos o Ornograma com objetivo de relacionar e explicar a teoria burocrática e estruturalista, poderíamos também relacionar com a Teoria de sistemas.
TEORIA CIENTÍFICA
Relacionamos a teoria de Taylor que enfatiza a tarefa e leva que o profissional seja visto como uma peça de uma engrenagem, que desempenha suas tarefas de acordo com a sua especialização. A EMTU oferece cursos de especialização aos seus agentes