Teoria da administração
Centro de Educação a Distância
Teorias da Administração
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração
Montes Claros, outubro de 2010.
1. Introdução
Este trabalho compreende as pesquisas feitas sobre Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração e tem como objetivo o comportamento humano nas organizações e como os sistemas podem ser compreendidos dentro das mesmas.
2. Desenvolvimento
2.1 Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração
A Abordagem Comportamental – Beharvorismo
A Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos representa a aplicação da psicologia à administração.
O Processo Decisorial é um aspecto importante da Teoria do Comportamento.
A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis:Nível 1 – Fisiologia; Nível 2 – Segurança; Nível 3 – Amor/ Relacionamento; Nível 4 – Estima; e Nível 5 - Realização Pessoal.
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. Esta teoria não busca solucionar os problemas e nem tenta soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade do que foi fornecido pela experiência.
Bertalanffy criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros. Isto porque a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só pode ser estudada se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos os princípios e interdependências. Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrasse na teoria administrativa.
A primeira em face da necessidade de uma integração maior das teorias que a precederam;
A