Teoria da administração
Quais os principais elementos (internos e externos) que o administrador deve observar em relação ao ambiente organizacional?
4. Análise do ambiente externo das organizações
Oliveira (1997) considera que a análise externa é o estudo da relação existente entre a empresa e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Esta análise permite delinear a forma e intensidade de condicionamento do ambiente empresarial no delineamento da estratégia empresarial. Bethlem (2002) contribui com esta perspectiva, dizendo que para analisar o ambiente externo mundial e nacional, precisamos examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramo de negócios, a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, etc., o comportamento aparente dos competidores que a empresa tem nos mercados em que atua e o comportamento dos stakeholders.
Wright, Kroll & Parnell (2000) demonstram que, no macroambiente (ambiente externo), todas as empresas são afetadas por forças: as político-legais, as econômicas, as tecnológicas e as sociais. Embora algumas vezes organizações muito grandes (ou várias empresas associadas) tentem influenciar
5. Análise do ambiente interno das organizações
Uma coisa é perceber que o ambiente externo está mudando, outra é ter competência para adaptar-se a estas mudanças (aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças). Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorado permanentemente. É importante fazer uma relação de quais são as variáveis que devem ser monitoradas, por exemplo: capacidade de atendimento, demanda pelos serviços prestados, satisfação do público alvo com o atendimento, crescimento do número de contribuintes, nível de renovações das contribuições, dedicação dos funcionários, capacidade de gestão das lideranças da organização, flexibilidade da organização, etc.
Questão 10. Economia
Como pode ser definido o Planejamento