Teoria da administração
SEU SURGIMENTO
O surgimento da administração científica está diretamente ligado o contexto norte americano da virada do século XX. Com o fim da guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Este aumento na eficiência seria conseguido de acordo com os proponentes da administração científica, com a racionalização do trabalho.
Os pilares da chamada escola de administração científica foram estabelecidos por Frederick Taylor, ele era operador de máquinas na Midvale Steel.
AUTORES
Engenheiro Norte Americano Frederick Taylor, também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lilian Gilbreth , Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Munsterberg, por analogia, Tanry Ford costuma ser tudo como um dos criadores desde modelo de administração, pelas medidas praticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.
OBJETIVO
O objetivo era isenção de movimentos inuteis, para que o operário e recutasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade , aumentando a produção de forma eficiente.
CARACTERISTICAS
O taylorismos caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. E considerando uma das vertentes nas perspectivas administrativa clássica.
PRINCIPAIS INFOQUES
Racionalização do trabalho do nível operacional, organização formal, princípios gerais do administrador, múltipla abordagem: organização formal e informa motivação, liderança, comunicações e dinâmica em grupo.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.
Enquanto na idade média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na idade moderna tudo mudou. A burguesia industrial, á busca por