doencas
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”.Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais.
MICOSE
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos. Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em nosso corpo, entretanto, quando há proliferação em excesso podem causar doenças. Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos se reproduzem rapidamente. As micoses desenvolvem-se na pele, no couro cabeludo e nas unhas, áreas mais úmidas e ricas em queratina, que se transformam no habitat ideal para os fungos se desenvolverem. Micoses exigem tratamento prolongado e persistente, sob a orientação de um médico dermatologista. A melhor forma de preveni-las é cuidar da higiene e evitar situações que possam favorecer a infecção por fungos.
CÓLERA
Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa. Cólera é causada pela bactéria Vibrião colérico (Vibrio cholerae). A bactéria libera uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos o que produz diarreia grave. Cólera ocorre em locais com saneamento deficiente, aglomeração, guerra e fome. As pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada. Um tipo de bactéria vibrião também foi associado a crustáceos, especialmente ostras cruas.
Vibrio cholerae: A bactéria que causa cólera (ao microscópio eletrônico)
LEPTOSPIROSE
Sinônimos: síndrome de weil
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e