teoria da administração
Seu criador Max Weber,desenvolveu-se pelos seguintes aspectos: a fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais, a necessidade de um modelo racional,principalmente aos membros integrantes, com o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a ser exigidos modelos organizacionais bem mais definidos.Umas das característica: regulamentos o caráter formal das comunicações, o racional e divisão do trabalho,Impessoalidade nas relações, e uma das vantagens precisão nas decisões de cargo, confiabilidade, Uniformidade de rotinas, rapidez nas decisões... Sua ênfase é na estrutura.
2° Teoria das Relações Humanas (1929):
Surgiu da necessidade de conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores , integração das pessoas nos grupos sociais, a satisfação das necessidades individuais , corrente iniciada com a experiência de Hawthorne, que combatia à má condição de trabalho. Enfoques: organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica em grupos. Elton Mayo fundador e expoentes e Mary Parker Follet foi precursora ao analisar os padrões de comportamento e a importância das relações individuais, e Chester Irving Barnard criou a teoria da Cooperação, em que se estuda a autoridade e a liderança. A ênfase é nas pessoas.
3° Teoria Estruturalista:
Surgiu em meados da década de 50, deu-se mediante a necessidade da organização como unidade social grande e complexa com o objetivo de promover integração entre grupos sociais. Enfoque: é na estrutura e no ambiente. W. Richard Scott um dos principais representantes, suas origens : Oposição sugerida entre as teorias Tradicional e das Relações Humanas, pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.Está voltada para o todi e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade a interdependência das partes e o fato todo