Teoria da administração
Histórias e acontecimentos da Teoria da Administração
Adriana
Kleber
Luis
Nicole
Viviane
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teoria da Administração, do curso de Ciências Contábeis, turno noturno, da Faculdade Anhanguera ministrado pelo Professor Carlos Alberto Vieira.
São Bernardo do Campo
Agosto/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 5
1.1 A Teoria da Burocracia 6
1.2 A Teoria Estruturalista 7
1.2.1 Origens da Teoria Estruturalista 7
1.3 A Teoria das Relações Humanas 8
1.4 A Teoria Comportamental 9
1.5 A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) 10
2. ABORDAGENS HUMANISTICAS NEOCLÁSSICAS E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro. A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
.
1. A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Foi fundada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos