Teoria da administração
A influência de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos da administração na Antiguidade é demarcável.
A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo, bem como a organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa mais adiante assimilar e incorporar. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO1
1.1. SUMÁRIO2
2. OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO3
3. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA4
4. ÊNFASE NAS TAREFAS:5
5. ÊNFASE NAS TAREFAS:7
6. ÊNFASE NAS PESSOAS:8
7. TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL9
8. ORIGENS DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO14
9. RELATÓRIO FINAL16
10. CONCLUSÃO21
11. REFERÊNCIAS22
Os primórdios da Administração.
Ao longo da História, a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Num tempo muito remoto, já era passível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza destes empreendimentos). A filosofia também teve grande influência na administração: Sócrates, Platão e Aristóteles, já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes com seus métodos filosóficos influenciou a teoria administrativa antes do século XVII até o final da era Industrial.