Conclusão - gesso
Sobre a extração da matéria-prima, o que pode ser considerado como ponto importante é fato desta não gerar resíduos tóxicos e necessitar pouca interferência na superfície se formos comparar aos outros materiais. Além disso, a produção de gesso no Brasil ainda que tímida é uma fonte de rentabilidade muito importante, principalmente para a população da região nordeste do país. Tendo em vista que o uso do gesso na construção civil apresenta bons resultados econômicos e eficácia (redução de custos, maior produtividade, menor tempo de execução, menor desperdício e menor geração de entulhos) entende-se que este é um material muito interessante às necessidades que a construção solicita aos profissionais ligados à área da construção.
Podemos citar também as características e as propriedades das alvenarias em blocos de gesso, que apresentam um bom isolamento termo-acústico, resistência mecânica satisfatória, possibilidade de construção sobre piso pronto e realocação sem provocar danos maiores ao piso. Tais características tornam as alvenarias em blocos de gesso competitivas face às alvenarias tradicionais largamente utilizadas atualmente.
É também interessante citar a importância que se deve dar às especificações e normas exigidas pela ABNT quanto ao uso do gesso como material de construção. O respeito a estas normas estão diretamente ligadas aos bons resultados e durabilidade da obra ou aplicação. Dessa forma, grande parte das patologias pode ser evitada e transtornos posteriores podem ser poupados.
Por fim, é importante ressaltar que desde já se deve discutir a preocupação com os resíduos gerados pela utilização do gesso na construção visto que o uso deste como material construtivo vem crescendo gradativamente.