Relatório laboratorial - estudo do gesso
Estudo do gesso
Materiais I
Nomes:
FIEL – Faculdades Integradas Eintein de Limeira
Estudo feito em 25/02/2014
Relatório de atividade laboratorial
Estudo do gesso: Definição de massa específica, massa unitária, hidratação da cal virgem e tempo de pega.
Objetivo: entender e estudar as propriedades do material gesso.
Introdução: O gesso é um aglomerante aéreo, derivado da rocha GIPSITA (composto principalmente por sulfato de cálcio) e obtido por desidratação parcial. Tem como propriedade a cor branca e é utilizado na construção civil para acabamento e revestimento interno, pré-fabricados, isolante térmico, entre outros.
Experimento nº 1: Determinação de massa específica
Medida de densidade, massa e volume utilizados para direcionar o consumo de materiais em determinado m³, pois se aproxima de seu volume real (já que não contamos com o vazio).
Em um recipiente com querosene, marca-se o volume inicial (0,5cm³), adiciona-se gesso em pó, mantendo-o em água com temperatura controlada para evitar oscilações, retirando assim todas as bolhas de ar. Por fim, descobre-se o volume final, calculando sua diferença.
Conclusão: Sem a presença do vazio (ar) no recipiente conseguimos chegar próximo a realidade do volume do gesso, podendo assim ter precisão na utilização para ocupação de espaços.
Experimento nº 2: Determinação de massa unitária
Medida usada para facilitar a transformação dos valores de massa para volume.
Em um recipiente de 1 litro posicionamos um cone com abertura aproximada de 20mm ha uma altura/distância de 95mm do da boca o mesmo, despejando o gesso para que ele caia sem qualquer tipo de compressão, permitindo espaços entre seus grãos. Depois de completado, obtém-se o peso.
Conclusão: Considerando o vazio em sua pesagem, podemos ter a medida real para fazer a transformação de massa em volume (dizer em quanto equivale em litros o kg do gesso).