Teoria da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ARTIGO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A EVOLUÇÃO CONTÍNUA
Profa. Ma. Mônica Satolani
Porto Alegre
2013
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A EVOLUÇÃO CONTÍNUA
RESUMO:
Este artigo foi elaborado no intuito de confrontar o surgimento das teorias administrativas nas épocas passadas e a evolução delas até os dias atuais. Mediante uma análise sobre o assunto das Organizações mecanicistas abordando as razões do seu surgimento, evidenciando pontos fortes dessa relação.O pensamento administrativo é um conjunto de conhecimentos organizados, produzido através de experiências práticas das organizações. São explicações sobre a realidade das organizações em busca de uma forma para interpretá-las. Quando os autores usam o mesmo enfoque adotando o mesmo raciocínio formam uma escola.
Palavras-Chave: Teorias; Organizações; Gerencia; Evolução; Tecnologia; Competitividade.
1. INTRODUÇÃO
Administração: vem do latim “administratione”, que quer dizer: direção, gerência. É administrar, gerenciar e realizar projetos através de recursos humanos e financeiros buscando a realização da organização e de seus investidores, para alcançar objetivos e metas projetadas.
Uma das principais escolas, é a escola clássica, tendo esse nome por integrar os conceitos fundamentais da administração com ideias principais na eficiência de processos produtivos, combate ao desperdício, administração como um processo e eficiência de modo burocrático da organização.
Teve características marcantes e serviu como fundamento para todos os pensamentos posteriores.
A administração encontra-se anda numa fase interdisciplinar onde é possível aplicar métodos científicos limitadores da capacidade humana.
Nas áreas de conhecimento e disciplinas, seja ela exata na área humana ou biológica, é fundamental o estudo investigativo das primícias de teorias, passos, pensamentos, princípios e