Teoria da administração
1.1.1 – A organização:
É basicamente grupos de pessoas com o mesmo objetivo que se juntam para alcançá-los, a organização deve ter um propósito, os quais são os mais variados tipos. Dentro da organização de define uma estrutura na qual são definidas os poderes e responsabilidades de todos os membros da organização.
1.1.2 - A administração
“administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Para chegar a essa definição de administração alguns elementos foram usados 4: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
Processo - modo ou maneira de trabalho para se chegar ao objetivo.
Coordenação - é a coordenaçõ do trabalho junto com o processo para se alcançar o objetivo.
Eficiência - é a capacidade de realizar atividades de modo correto, usando somente recursos necessários.
Eficácia - é a capacidade de escolher o processo mais adequado para alcançar o objetivo de forma mais direta.
1.1.3 - Os Administradores
São profissionais que possuem a função de guiar ou gerenciar as organizações para alcançar os objetivos da mesma. O administrador possui a função na maioria das vezes de aplicar recursos para alcançar o propósito, trabalham em equipe e são também responsáveis por tarefas somente por ele feitas.
1.1.4 - Níveis Organizacionais
Os administradores podem ser divididos em 3 níveis dentro da organização devido as funções que ocupa.
NÍVEL ESTRATÉGICO - Entre a hierarquia organizacional esse é o mais elevado, os administradores que ocupam essa posição encontram-se no topo, o mesmo é formado por um grupo pequeno que possuem o poder de tomar as principais decisões.
NÍVEL TÁTICO - São executivos responsáveis pela articulação da organização entre o nível estratégico (topo) e o nível operacional, e os mesmos coordenam as atividades de outros