teoria da administração clássica
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Disciplina de Organização Industrial
Docente: Dr. José Ezequiel Ramos
Discente: Iúri Gadelha Ferreira
Matrícula: 201021030
Teorias clássicas da Administração
Frederick Taylor e Henri Fayol
1- Frederick Taylor
1.1- Histórico da vida de Taylor Nascido em 1856 e falecido em 1915, Frederick Winslow Taylor. Foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se em engenheiro mecânico estudando à noite. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Foi o pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Iniciou a sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências. Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva. A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planear e controlar.
1.2- Ideologias de Taylor
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o