TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 2° SEMESTRE . Ênfase nas Competências e na Competitividade
ETAPA 4 -Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje a e as tendências para o futuro; O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.
O presente trabalho visa compreender a ênfase nas competências e na competitividade, a administração atual e as tendências para o futuro; o contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia. Envolvendo conceitos fundamentais da teoria da administração que foram discutidos em aula.
Vivemos em uma sociedade da informação em que os processos são cada vez mais automatizados, desfavorecendo o espaço ao trabalho braçal e repetitivo, tornando-se o conhecimento um importante diferencial de cada individuo. Pois é através dele que as inovações são geradas. Cabe salientar, que as ferramentas, os equipamentos, máquinas e até mesmo as informações estão disponíveis para todos. Sendo assim, o que diferencia uma organização da outra é a sua habilidade em utilizá-las a favor do negócio. Com isso, a aprendizagem organizacional permite as empresas absorverem as novas tecnologias, melhorar continuamente seus processos, desenvolver novos e inovadores produtos e serviços, favorecendo assim, seu valor de mercado e seu diferencial perante os concorrentes, sua margem de lucro e diminuindo insatisfação, desperdícios e estagnação.
O ambiente competitivo atual exige das organizações disciplinas que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adaptar ás continuas mudanças. Para isso um dos fatores de sobrevivência das organizações é assegurar o capital intelectual. E através desse pensamento que surge a estratégia de gestão do conhecimento, que tem como intuito a prática de agregar valor á informação e distribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para criação, captura e compartilhamento do conhecimento entre os membros de uma organização, oferecendo maior agilidade e capacidade de resposta, aumentando